Menu de Categorias

Postado em 04/12

Treino e alimentos antiinflamatórios

O treinamento de alta intensidade traz inúmeros benéficos a saúde mas também um consumo elevado de oxigênio e muscular que causam adaptações fisiológicas diversas como estresse oxidativo e inflamatório. O processo inflamatório aumenta os riscos de lesões, prejudicando no desempenho.
Há alguns alimentos que, consumidos de forma equilibrada e atrelado a uma dieta correta e orientada pelo profissional de saúde, atuam na modulação da inflamação e no dano muscular.

GENGIBRE
Contêm diversos compostos bioativos, os quais possuem capacidade antiinflamatória, imunomoduladora, analgésica e antioxidante, reduz a dor e as lesões que o excesso de radicais livres e citocinas inflamatórias podem causar, auxiliando na manutenção da performance. Auxilia na redução de náuseas e enjoos que ocorrem durante treinos intensos.

PIMENTA VERMELHA
A pimenta malagueta, a vermelha e a cayena possuem um componente chamado capsaicina que possui ação antioxidante e antiinflamatória.

CHÁ VERDE
O chá verde atenua lesões musculares e danos às células, o que torna a recuperação mais rápida. Para os exercícios de força ele ajuda no melhor desempenho no seu treino e melhora o danos musculares mais rápido.

SUCO DE UVA
O consumo do suco de uva vai aumentar a proteção antioxidante e antiinflamatória e contribui na recuperação e desempenho. Pode ser utilizado com a creatina, que precisa de carboidrato para uma melhor absorção.

CÚRCUMA E OUTRAS ESPECIARIAS
Possui forte ação antiinflamatória e antioxidante, melhora o sistema imunológico, ajuda o organismo a se preparar para o estresse oxidativo que o treino irá causar, atua numa melhor recuperação e rendimento.
Podemos citar também alho, cebola, alecrim, sálvia, tomilho, pimenta preta e cardamomo.

ABACATE
Excelente fonte de gorduras boas, o abacate dá energia, saciedade, além de conter vitamina E, magnésio e β-sitosterol, componentes que auxiliarão na modulação da proteção antioxidante, antiinflamatória e do sistema imunológico.