Menu de Categorias

Postado em 21/08

Pular o café da manha é prejudicial?

Durante muitos anos, não tomar o café da manhã foi visto como sinônimo de erro alimentar, pois, considerava-se que esse comportamento poderia acarretar ganho de peso. Porém, estudos mais recentes mostram que pular o café da manhã, pode não ser prejudicial, desde que se consiga fazer refeições saudáveis ao longo do dia.

Apesar de defender o café da manhã como parte de um estilo de vida mais saudável, um informe do Observatório Nacional de Obesidade do Reino Unido (National Obesity Observatory) concluiu que “não está claro que se há uma relação causal com o Índice de Massa Corporal (ICM) ou se o café da manhã é simplesmente um dos muitos fatores que contribuem para um peso saudável”.

Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition pediu a 300 pessoas com sobrepeso ou obesas que deixassem de tomar café da manhã por quatro meses. Após esse período , foi observado que “não houve nenhuma diferença na quantidade de quilos perdidos, afirmou o professor da Universidade do Alabama David Allison, responsável pelo estudo. O que estudos mais recentes mostram é que podemos comer quando sentimos fome .

Aquelas pessoas que não sentem vontade de comer no início da manhã ,por exemplo , podem fazer a sua primeira refeição um pouco mais tarde quando estiverem com fome. Por conseguinte , o que os estudos demonstram é que pode-se ajustar os horários das refeições ao longo do dia, de acordo com as particularidades de cada indivíduo.

O importante é se alimentar bem ao longo do dia, planejar e organizar as refeições. È atribuição do profissional nutricionista realizar ajustes individuais necessários para adequar as refeições aos objetivos e a rotina de cada paciente.