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Postado em 11/04

Leites de vegetais

Precisamos deixar uma coisa bem clara: produtos Lacfree devem ser utilizados por pessoas que tem intolerância  a lactose (açúcar do leite) e não porque os famosos adeririam, não pelo consumo aleatório. Agora quem tem alergia a proteína da vaca deve evitar os laticínios. Há muitos leites de vegetais no mercado que podem garantir a ingestão de cálcio.

É por isso que os leites não lácteos, elaborados com base em ingredientes vegetais e água, na maioria das vezes são a melhor opção. São saudáveis e muito benéficos. Veja alguns:

 

 

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Leite de amêndoas : além de ter um bom teor de proteína, o leite de amêndoas é rico em vitaminas e minerais, antioxidantes e gordura monoinsaturada, isso tudo, sendo uma ótima fonte de energia para o corpo. É também rico em fibras, que o torna um super alimento para substituir o leite.

Leite de arroz: rico em carboidratos e muitas vezes os fabricantes colocam espessantes, por isso devemos estar atentos aos rótulos! Diferente dos outros leites o leite de arroz não é tão nutritivo quanto, sendo um substituto melhor apenas para os intolerantes a lactose.

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Leite de aveia: rico em vitamina E, Cálcio, selênio, zinco, Magnésio e ferro, sendo um alimento de alto valor nutricional. É rico em fibra solúvel e insolúvel, a soluvel ajuda a diminuir a absorção de açúcar e gordura no intestino e a insolúvel ajuda a regular o transito intestinal.

Leite de coco: pode ser um ótimo substituto do leite para preparação de sobremesas, peixes e massas. Ele é rico em nutrientes que garantem um bom funcionamento do organismo, como o ferro, ácido Fólico e selênio. É também rico em fibras, o que garante a saúde intestinal.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Leite de soja:  rico em fibras, proteínas e principalmente vitaminas do complexo B. O uso do leite de soja por crianças deve ser supervisionado pois a soja pode ter um efeito negativo sobre o desenvolvimento hormonal na criança.

O ideal é que se faça um rodízio entre eles, pois o consumo diário de outro tipo de leite também pode trazer uma intolerância. Com a variação, pode-se obter os diferentes benefícios dos diferentes tipos de “leite”.

Receita- leite de aveia:

Ingredientes:

2 xícaras de chá de aveia
1 litro de água filtrada
Modo de Fazer: Deixe a aveia de molho em meio litro de água por uma hora. Bata no liquidificador  a aveia com a água do molho e acrescente o restante da água. Coe e leve à geladeira. Se quiser, adoce a gosto ou acrescente chocolate, baunilha, canela…

Receita- leite de amêndoas:

Ingredientes:
1 xícara de amêndoas in natura
4 xícaras de água filtrada/fervida ou água de coco
Modo de Fazer: De um dia para o outro deixe suas amêndoas de molho em um recipiente com água filtrada/fervida e cubra com um paninho. O ideal é deixar pelo menos 8h de molho. Depois das 8h, escorra e coloque as amêndoas na máquina, adicionando as 4 xícaras de água de coco. Coa.