Menu de Categorias

Postado em 08/10

Câncer de Mama: mude seu estilo de vida e diminua os riscos

Outubro chegou e com ele chegou também o movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa. Não é à toa que nessa época do ano vemos pessoas com laços rosa ou monumentos iluminados também com a cor rosa.

Estas ações são para nos lembrar da importância da luta contra o câncer de mama. E entre estas ações a prevenção ainda é a melhor opção. Segundo dados das Estimativas do INCA (2018), o câncer de mama é o mais prevalente na mulher brasileira, espera-se para este ano cerca de 59.700 casos novos em nossa população.

Diversos fatores estão ligados ao surgimento do câncer e consequentemente ao aumento desta incidência e um desses fatores é o excesso de peso. Estudos demonstram que mulheres com excesso de peso especialmente na pós menopausa, apresentam risco aumentado para desenvolvimento de câncer de mama, para cada 5kg/m² de aumento do Índice de Massa Corporal (IMC), se observa um aumento de 12% na incidência do câncer de mama pós-menopausa.

Há evidências na literatura que o excesso de gordura corporal favorece um estado de inflamação crônica, como também, eleva determinados níveis hormonais, como estrogênio, que promovem o crescimento de células cancerígenas, aumentando as chances de desenvolvimento do câncer de mama.

Diante dessas informações, o que fazer? Procure rever seu estilo de vida e busque acompanhamento com profissionais para reduzir estes riscos. Alimente-se bem! Movimente-se! E busque atividades que te façam bem!

Tatiane Rios
Nutricionista do Núcleo de Oncologia da Bahia
IG: @tatianecrios