Menu de Categorias

Postado em 25/07

Caldo de osso ajuda a emagrecer

O caldo de osso caiu no gosto do povo, está na moda. O número de pessoas cresce, principal entre aqueles que buscam hábitos e alimentos mais saudáveis.

O caldo é feito com ossos e tecidos animal que forma uma preparação super nutritivo. Freqüentemente usado em sopas e molhos o caldo está sendo consumido também como uma “bebida” podendo ser ingerida de 1 a 2 vezes ao dia.

 

 

Veja alguns Benefícios:
1- Possui vitaminas e minerais como: vitamina A, vitamina K2, zinco, ferro, boro, manganês e selênio, e também ácidos graxos omega-3 e omega-6, cálcio, magnésio, potássio, fósforo dentre outros.
2- Melhora o sistema digestivo– ajuda na digestão de outros alimentos.
3- Contem o colágeno de proteína, que se transforma em gelatina quando cozida e produz vários aminoácidos importantes.
4- As proteínas encontradas trazem benefícios para indivíduos que têm artrite reumatoide, diminui a dor articular e diminuir os sintomas da osteoartrite

5- A gelatina encontrada no caldo ósseo causa saciedade que auxilia na perda de peso, aumenta a massa muscular e diminui a gordura corporal.
6- A glutamina encontrada na gelatina mantém a função correta do intestino. Seu consumo é indicado para pessoas que sofrem da síndrome do intestino irritado e doença de Crohn.
7- Combate a inflamação – A glicina e arginina, aminoácidos encontrados no caldo, têm efeitos anti-inflamatórios, combate a inflamação atrelada à obesidade.
8- Melhora o sono.

Como fazer?

Ingredientes
1 quilo de osso

4 litros de água
1 cebola
4 dentes de alho
2 cenouras
3 colh de sopa de vinagre de maçã
Sal marinho à gosto
1 colh de chá de pimenta do reino
Modo de preparo– doure os ossos na panela, em seguida coloque na panela de pressão e cubra com água. Adicione o vinagre de maçã e depois deixe repousar por 30 min. Coloque os vegetais cortados e o restante dos temperos, complete a água até chegar 2/3 da panela. Leve ao fogo alto até começar a pitar a panela de pressão, então deixe no fogo baixo por 45min (para peixe) e 60 min (frango e porco). Se você usar ossos bovinos grandes deixe por 90min.
Após o cozimento retire a espuma e demais impurezas que ficam por cima da superfície do caldo. Passe na peneira e está pronto.
Coloque na geladeira e armazene por no máximo 5 dias e no congelador por 30 dias.

Obs: Você pode fazer caldo de osso usando ossos vários animais: porco, vaca, vitela, peru, cordeiro, veado, frango ou peixe. Ossos e tecidos conectivos como pés, cascos, bicos, moela ou barbatanas podem ser usados